quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Reflexão final

A experiência em Sobral nos mostra que apesar das dificuldades é possível, através do comprometimento e do trabalho arduo ter um bom resultado. Quem diria que uma escola localizada no interior do Nordeste, onde os professores com salários super baixos e condições precárias de trabalho iria reverter essa história. Acho interessante, que esses impecilhos não foram justificativas para impedir o trabalho, pelo contrário creio que foi um incentivo. Pois, não vi fantasia nessa mudança. Vi um trabalho centrado no aluno. O projeto politico pedagogigo da escola sendo colocado em pratica, ou seja, o projeto não era enfeite. Ele realmente estava preocupado em atingir suas metas.
Metas que foram e estão sendo alcançadas, através da auto-avaliação continua e do comprometimento dos profissionais, que buscaram através de uma direção qualificada implantar esse projeto que foi tão eficaz em Sobral. Já que o projeto foca uma gestão democrática aonde o diretor não é o principal o ator, e sim participante como os demais profissionais.
No texto de Moacir Gadotti, O Projeto Politico Pedagógigo da Escola na perspectiva de uma educação para cidadania ratifica na teoria a pratica realizada nas escolas de Sobral:

"O projeto da escola não é responsabilidade apenas de sua direção. Ao contrário,
numa gestão democrática, a direção é escolhida a partir do reconhecimento da
competência e da liderança de alguém capaz de executar um projeto coletivo. A
escola, nesse caso, escolhe primeiro um projeto e depois essa pessoa que pode executálo.
Assim realizada, realizada, a eleição de um diretor, de uma diretora, possibilita a escolha de um projeto político-pedagógico para a escola. Ao se eleger um diretor de escola o que se
está elegendo é um projeto para a escola. Na escolha do diretor ou da diretora percebese
já o quanto o seu projeto é político."

Como podemos perceber a escola sofre um processo para a transformação, que não existe receita de bolo. É necessário, verifica-se a diversidade e implementar um projeto que melhor couber para aquela instituição sempre realizando uma avaliação para vê aonde é necessário melhorar. Como foi discutido em sala é sempre bom conhecer as pessoas que fazem a escola, ou seja conhecer os alunos, seus pais, saber como é seu dia a dia para poder identificar os eventuais problemas, trabalhar com a estatistica. Verificando através dos gráficos os pontos negativos que precisam ser melhorados e os positivos que devem continuar. Assim, vamos perceber a evolução da escola, a evolução da criança.

Como diz o texto Os Desafios da Construção, Implementação e Avaliação do Projeto Político-Pedagógico na Educação Infantil:

"A escola precisará estabelecer e ampliar, cada vez mais, as relações sociais, fazendo
com que a criança, aos poucos, tenha capacidade de articular seus interesses, respeitando a
diversidade e desenvolvendo atitudes que contribuam para sua formação integral."